Vitaminas do Tomate – O fruto da saúde

Embora muitas pessoas considerem o tomate um vegetal, ele é classificado como uma fruta e independente da maneira como você enxerga ele, existem diversas vitaminas  do tomate que podem lhe beneficiar, e iremos ver mais sobre essas vitaminas hoje.

Vitaminas do Tomate – O Tomate

Podem existir diversas variações entre os tomates, desde sua cor até o tamanho e o que não falta são maneiras de comer ele, podendo ser cru, grelhado, assado ou cozido por exemplo.

tomate-vitaminas

O tomate é um ingrediente comum na cozinha brasileira, sendo usado para fazer diversos pratos, saladas, molhos, refogados e aperitivos. O tomate se tornou tão popular pelo sabor delicioso que pode acrescentar em simples receitas, e mesmo que inconscientemente, muita gente se beneficia pelas vitaminas do tomate.

Vitaminas do Tomate – Vitamina C

A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é uma das vitaminas do tomate que são solúveis em água. A vitamina C presente no tomate tem um papel essencial no metabolismo e em funções celulares.

A vitamina C tem um efeito antioxidante, combatendo o envelhecimento além de melhorar a imunidade. Para os praticantes de musculação essa é uma das vitaminas do tomate mais importantes já que evita o tão temido catabolismo.

vitaminas-do-molho-de-tomate

Um tomate ingerido oferece cerca de 25% das necessidades diárias de vitamina C.

Vitamina A para melhorar sua visão

Mais uma das importantes vitaminas do tomate, a vitamina A é vital para a visão e para o desenvolvimento celular.

Um tomate contém aproximadamente 1/3 das necessidades diárias da vitamina A. Além de ser encontrado entre as vitaminas do tomate, a vitamina A também está presente na batata doce e na cenoura por exemplo.

Vitaminas do tomate – Potássio

O potássio não é mais uma das vitaminas do tomate, é na verdade um mineral, porém não poderia deixar de ser destacado.

O potássio é um mineral essencial para o funcionamento do seu organismo, ajuda no crescimento do tecido celular, na comunicação entre nervos e músculos e é imprescindível no controle hídrico.

vitaminas-do-tomate

O potássio é importante na função de movimentar resíduos e nutrientes para dentro ou para fora das células. O tomate é um dos principais fornecedores de potássio, porém, mesmo assim não irá fornecer toda quantidade necessária.

Vitaminas do tomate – Outros nutrientes

Além das vitaminas do tomate já citadas e do potássio, o tomate ainda oferece muitos outros nutrientes que podem melhorar sua qualidade de vida.

Veja alguns dos outros principais nutrientes do tomate:

  • Manganês – Essencial para o metabolismo e para a formação e reprodução dos tecidos corporais.
  • Vitamina K – Importante para a formação dos ossos e para a coagulação do sangue.

 

Bom pessoal, esse foi o post de hoje sobre as vitaminas do tomate. Espero que vocês tenham gostado do artigo, ele foi um pouco mais didático e sem muita interação pois se trata mais de alguns dados e não dicas…

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou outros, deixe um comentário.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *